top of page

Joan Garriga Bacardí em Porto Alegre, RS - Brasil

Atualizado: 27 de jun. de 2022

A vida às vezes dói...

Quando nós, profissionais dos cuidados, nos interessamos por entender onde a vida dói para as pessoas que nos buscam, as respostas, no fundo, são bastante parecidas: um vínculo perdido ou rompido, uma violência perpetrada ou sofrida, um projeto desejado que nunca se realizou, um dom ou outro amor não assumido que por covardia, ignoramos, um vazio, uma falta de sentido e coisas assim.


Todas essas questões têm a ver com os grandes eixos temáticos da viagem que é a nossa vida.


Esses assuntos que todos nós, de uma maneira ou de outra, precisamos enfrentar e que podem ser simbolizados pela sexualidade, portal e padrão emblemático de toda a criatividade e expansão, e pela morte, por sua vez portal e padrão do fim e do encerramento.


Joan Garriga - Workshop em Porto Alegre, RS, Brasil

Dias 12 e 13 de Novembro 2022 Contato: Eliane Macedo Lima 51 99940 6832

"Que as linhas de nossos caminhos sejam linhas, sem mais. Que nossos rastros tenham dignidade, independentemente de essas linhas terem sido, ou serem ainda, retas ou tortas, já que estas são categorias da mente que avalia, e não da grande perfeição da realidade estabelecida em si mesma e no que ela é.

Como? Bailando. Onde? Aqui. Quando? Agora."

(Joan Garriga Bacardí - do livro Dizer sim à vida)



Quem é Joan Garriga Bacardí?

Psicólogo Humanista. Terapeuta Gestalt. Sócio Fundador do Institut Gestalt (Barcelona). Formado em PNL, abordagem ericksoniana, métodos cênicos e corporais.


Foi o responsável pela chegada de Bert Hellinger – criador das Constelações Familiares – na Espanha.

Conduz a formação em Constelações Familiares.

Discípulo e colaborador de Claudio Naranjo.

Escritor.


Nasceu em Bellpuig (Lleida) em 1957. Cursou Direito durante três anos e se formou em Psicologia pela Universidade Central de Barcelona. Interessado na psicoterapia de corte humanista formou-se e especializou-se em Terapia Gestalt, PNL, abordagem ericksoniana, métodos cênicos e corporais.


Em 1985 cria e lidera junto com Vicens Olivé e Mireia Darder o Institut Gestalt de Barcelona, lá desenvolve sua atividade como terapeuta, formador e supervisor de terapeutas gestálticos e especialistas em PNL. Depois conhece e aprende com Claudio Naranjo, de quem será discípulo e colaborador para seus programas SAT de psicoterapia integrativa, que incluem –entre outras- a Psicología dos Eneátipos (Eneagrama) e a meditação como poderosas ferramentas de auto conhecimento e trabalho interior.


No ano 1999, convida Bert Hellinger a apresentar seu trabalho sistêmico sobre Constelações Familiares na Espanha.

Sentindo-se guiado para sua divulgação e ensino, chega a ser um dos principais expoentes do trabalho com Constelações na Espanha e no mundo hispano.


Publicou numerosos artigos sobre psicoterapia e sobre a relação de ajuda em revistas especializadas. Colaborou também com o livro "Gestalt de Vanguarda" de Claudio Naranjo, no qual explica sua forma de trabalhar dentro da terapia Gestalt e sua integração com os aportes das Constelações Familiares.


Atualmente reside em Barcelona e continua orientando, inspirando e dinamizando o trabalho de ajuda, formação e crescimento pessoal que oferece o Institut Gestalt em suas diferentes áreas. Joan Garriga reúne diferentes abordagens no seu trabalho e se revela como um gestaltista integrador, oferecendo workshops terapêuticos e de formação em Constelações aplicadas a diferentes âmbitos – pessoas, casais, famílias e organizações – nas principais cidades da Espanha e Latino América.


___

Um muito obrigada, especial...!

A imagem que ilustra a divulgação do workshop, foi feita em Cambará do Sul, RS, na minha terra natal. Foi um presente da querida amiga Tereza Artigas, no dia que escutei a minha biografia contada pela queridíssima Vanessa Arantes, na Formação de Aconselhamento Biográfico com a Escola BCI - Biografia Caminho Iniciático, na Sagres, Florianópolis, SC.


----------

Realizamos em março de 2018, o Workshop Viver na Alma, em Belo Horizonte, MG

com o Instituto Imensa Vida.

"No vazio, no silêncio, a Grande Alma floresce.

É algo parecido com um céu limpo e desocupado que constantemente aparece carregado de pesadas nuvens, que simbolizam as inúmeras formas que a vida cria.

As nuvens passam, mas o céu permanece puro, inalterado."

(Joan Garriga - no livro Viver na Alma)


"Nossa vida não nos pertence, pertence ao fluxo continuado da existência.

Não a criamos nem a podemos destruir.

Criou-se e se acabará segundo uma lei que assim o deseja. Ninguém escolhe viver e tampouco morrer."

(Joan Garriga - Viver na Alma)







"Não somos os donos, mas os servidores da vida.

Todo sofrimento é um grito que nega esse fato.

Pelo contrário, qualquer desenvolvimento se inclina diante do que é e permite que atue em seu mistério.

Na Grande Alma não existe a negação, só o SIM, o que expressa um amor natural a tudo que existe."

(Joan Garriga - Viver na Alma)





188 visualizações1 comentário

1 commentaire


Laizi Gazoni
Laizi Gazoni
30 mars 2022

Estar, aprender, trocar com Joan Garriga é um privilegio, é toque sutil na Alma. Participamos de alguns movimentos com esse profissional incrível, é mais que Aprendizado, é puro Amor!! Super vale apena! Ímperdível!

J'aime
bottom of page